Workshop de Prevenção a Incêndios e Desastres é concluído com importantes debates

A agenda do segundo dia recebeu representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e engenheiros

22/04/2022 às 10h21

O segundo e último dia do Workshop de Prevenção a Incêndios e Desastres, evento realizado pelo curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Cesmac, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promoveu programação intensificando ainda mais a questão da prevenção em todos os ambientes.
 A palestra sobre “Código de segurança contra incêndio e a fiscalização no Estado de Alagoas”, foi proferida pelo diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Tenente-Coronel Sérgio Verçosa. O convidado tem com curso de formação de oficiais no corpo de bombeiros militar do Pará; aperfeiçoamento de oficiais no corpo de bombeiros militar do Ceará; curso superior de bombeiros no corpo de bombeiros militar do Rio de Janeiro e curso de habilitação em vistorias técnicas corpo de bombeiros militar de Alagoas. Tem ainda curso de dimensionamento de hidrantes e chuveiros automático; funções na área de segurança contra incêndio e emergências; vistoriador de edificações; e ainda é analista de projetos de segurança contra incêndio e emergências.

Quem também participou desse momento foi o arquiteto e urbanista, engenheiro de segurança de trabalho, com especialização militar em segurança contra incêndio, especialização militar em salvamento veicular, atual chefe da seção de vistorias da diretoria de atividades técnicas do CBMAL, Major do corpo de bombeiros militar de alagoas, Osmar Damasceno Brandão.
Já para falar sobre “Riscos de incêndios e explosões de origem elétrica”, o evento recebeu o engenheiro eletricista, especialista em engenharia de segurança do trabalho, especialista em automação industrial, mestre em engenharia elétrica, docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), engenheiro Jobson Araújo. 

Teve ainda a palestra sobre “Prevenção de incêndios florestais”, com o integrante da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) de incêndio florestal do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas, formado na academia de bombeiro militar Aristarco Pessoa (ABMAP) pelo corpo de bombeiros militar da Paraíba, com o título de engenheiro de segurança contra incêndio e pânico – 2020. Tem ainda o curso de prevenção e combate a incêndio florestal (CPCIF) pelo corpo de bombeiro de Goiás – 2021, tenente do CBMAL, Luiz André Eustáquio de Melo Cisti.
A convidada Kadja Monaysa Mendonça de Paula, engenheira sanitarista ambiental, geógrafa e mestra em tecnologias ambientais, com experiência profissional em gestão de unidades de conservação e fiscalização ambiental no instituto do meio ambiente do estado de Alagoas e em licenciamento ambiental na secretaria de meio ambiente do município de Marechal Deodoro, tratou sobre o tema: “Incêndios florestais e queima controlada - usos permitidos e proibições”.

A quinta palestrante da noite, abordou sobre “Tubulação de gás: responsabilidade de conservação e manutenção, com a especialista em sistema de gás canalizado, com 15 anos de experiência no setor de gás, atual gerente comercial e operações da Alpexgá – empresa especializada em montagem e manutenção de rede interna de gás, sócia diretora da Teknik - empresa especializada em individualização de água e inspeção predial, bacharel em engenharia mecânica, especialista em normas técnicas, membro do comitê de gás ABNT – CB/09, e responsável pela homologação do novo sistema construtivo de rede o multicamadas, que substituiu o cobre nas instalações de gás canalizado, Luana Calheiros.
A mediação ficou por conta do engenheiro de produção industrial (egresso Cesmac), especialista em logística e supply management, engenheiro de segurança do trabalho, mestre em sistemas ambientais, perito da justiça do trabalho, consultor industrial, consultor técnico em defesa civil, e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Cesmac, professor Maxwel Costa de Amorim.