Cesmac inaugura Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF

Espaço funciona da sede da Ouvidoria Geral da Instituição.

18/10/2017 às 16h40

O Centro Universitário Cesmac, por meio do curso de Ciências Contábeis, inaugurou na noite de ontem, 17, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, que foi criado pela Receita Federal do Brasil – RFB e conta com mais de 200 representações em vários estados e instituições de ensino superior no país, além do âmbito internacional incluindo: Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Peru.
A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor professor doutor Douglas Apratto Tenório, da Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação professora doutora Cláudia Medeiros, da Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária professora doutora Vera Romariz, do Ouvidor Geral do Cesmac professor Paulo Lima, do coordenador do curso de Ciências Contábeis professor Avelino Araújo, docentes e estudantes da graduação, entre outros presentes.
O momento contou ainda com a presença do Delegado da Receita Federal em Alagoas Plínio Feitosa e da Analista Tributária da Receita Federal do Brasil e Coordenadora Estadual do NAF Valéria Bezerra.
No Cesmac, a unidade se configura como projeto universitário, sendo coordenado pelo professor Edmilson Pereira dos Santos, recebendo o apoio técnico da RFB. O objetivo é prestar assistência contábil e fiscal à população de baixa renda, auxiliando os contribuintes gratuitamente na resolução de trâmites fiscais e previdenciários.
O NAF oferece serviços na área contábil e fiscal como: declarações de imposto de renda e de isento, abertura de microempresas, cadastro de pessoas físicas, entre outros. O momento contou ainda com a assinatura do Protocolo de Intenções celebrado entre a Delegacia da Receita Federal em Alagoas e o Cesmac, estabelecendo o convênio efetivo entre as duas instituições.
Após a solenidade de descerramento da placa de inauguração, a doutora Valéria Bezerra ministrou uma palestra sobre “NAF e o Programa de Educação Fiscal para a Cidadania”. Em seguida, o professor Edmilson Pereira fez uma “Retrospectiva do NAF no Cesmac”.
O convênio oferece aos alunos: participação no atendimento gratuito à população, relacionamento técnico com órgãos governamentais ligados a área contábil (RFB, SEFAZ, SEBRAE, Prefeituras), curso de extensão e aprimoramento profissional.
O NAF Cesmac funciona na sede da Ouvidoria Geral, situada na rua da Harmonia, 36 – Farol, funcionando as terças e quintas, das 14h às 17h.
A atividade também marcou o início da Semana Acadêmica, que acontece nos dias 28, 30 e 31 de outubro com VI Torneio de Futebol Society e apresentação de Painéis. O encerramento acontece no dia 01 de novembro com uma palestra do comunicador Carlos Conce.