NUI Cesmac realiza Semana de Internacionalização com entrega da bolsa para intercâmbio no Canadá

Programação contou com palestras e debates realizados por convidados locais e internacionais

30/08/2022 às 14h14

O Núcleo de Internacionalização do Cesmac promoveu, de 22 a 26 de agosto, a I Semana de Internacionalização da Instituição. O evento teve o objetivo de apresentar o trabalho realizado pelo NUI, com intercâmbio e cursos direcionados para os acadêmicos, com programação intensa incluindo palestras e outras atividades, destacando como fazer para participar do programa de internacionalização.

 

Entre as atividades aconteceu a palestra sobre “Persecução penal do crime de homicídio em Moçambique”, com o convidado Antonio Costa Davi Ucama. Teve ainda o debate sobre “A importância do intercâmbio para a formação acadêmica”, com a jornalista, pedagoga e especialista em educação especial inclusiva, Adriana Cerqueira, que participou com transmissão remota no Campus IV. Já professora Simon de Sena Marques, abordou o tema “Intercâmbio e mobilidade acadêmica: uma conversa sobre oportunidades de estudos em outros países”. Quem falou sobre “Internacionalização da Psicologia no Cesmac”, foi a Profa. Morgana Medeiros, Coordenadora do NUI.

O Complexo de Inovações Pedagógicas, recebeu na sala 02, as palestras sobre “Internacionalização de carreiras e oportunidades no Canadá”, com o pesquisador, professor universitário e doutor e mestre em propriedade intelectual pela UFS com período sanduiche na Université de Montréal/ Canadá; e “A língua inglesa pós-pandemia: estudo, mercado de trabalho e os novos desafios no Brasil e no mundo”, com o executivo de negócios da EnglishCenter – Plataforma de inglês da Google Venture do Grupo Google, Consultor Educacional, Marcelo José Silva Cazé.

O evento também destacou a conquista dos alunos Martha Paulino de Barros, do curso de Direito, e Paulo de aldeia vitória Cavalcante, de Medicina, ganhadores de um curso na EnglishCentral, parceira da e-eduacation for life, que ofertou uma bolsa de inglês para o Cesmac, na maior plataforma de ensino de Língua Inglesa do Mundo, integrante do Google Ventures do Grupo Google.  Os acadêmicos ganharam uma Bolsa de Inglês para um Curso de Inglês, que terá a duração de seis meses, tendo aulas ao vivo com professores.
A programação foi concluída com a entrega da Bolsa de Intercâmbio no Canadá. O grande vencedor do Edital foi o acadêmico do curso de Fisioterapia Rafael Vinicius de Almeida Tabosa. O graduando vai fazer um curso de inglês na Learning English in Canada – LIS, em Toronto, cidade do Canadá. O objetivo da inciativa é contribuir com a formação acadêmica complementar dos discentes. Os recursos para a oferta do curso estão sendo concedidos por meio do Edital AORC 2021- Auxílio à Organização de Eventos Científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

A Profa. Renata Soutinho, coordenadora do curso de Fisioterapia, externa a grande satisfação pela vitória. “Ficamos extremamente felizes com a conquista desta bolsa pois buscamos sempre incentivar nossos alunos a participar de processos seletivos que visem promover o conhecimento, a formação integral e multicultural e a excelência acadêmica. O NUI tem sido um grande parceiro do curso e esperamos que mais alunos possam ter também a experiência fantástica da internacionalização”, conclui.