Coordenadora do MPPS Cesmac recebe premiação no 47º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral – SOBE

Profa. Dra. Sonia Ferreira foi Estomatologista Destaque no evento que é referência nacional

15/07/2022 às 13h33

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei viver este momento. Sei que ele é fruto de um trabalho árduo e incansável mas sei também que é o resultado de muita parceria e da ajuda de muitos. Eu teria que usar duas páginas para listar todas as pessoas que contribuíram para minha chegada aqui. Aos muitos amigos e aos poucos não muito amigos que me desafiaram e impulsionaram para a linha de chegada. Gratidão a Deus. Aos meus pais, cuja sabedoria era muito mais da leitura bíblica que da academia, aos meus irmãos e irmãs que me apoiaram sempre”. O depoimento da Profa. Dra. Sonia Ferreira, coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Cesmac, externa o pleno sentimento pela honraria recebida.

A premiação como “Estomatologista Destaque” do 47º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBE), é um dos maiores prêmios na área e de grande reconhecimento nacional.
A docente apresentou o caso de número quatro na Conferência Clínico-Patológica, discutida pela Profa. Marina Lara de Carli, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), durante o Congresso, que acontece até hoje (15), na cidade de Tiradentes (MG). Caso apresentado: “Paciente leucoderma, de 85 anos de idade, sexo feminino, que relata dificuldade de respirar, sangramento nasal, artrose nos membros superiores e inferiores, e nega fumo e álcool”.

Sobre a Profa. Dra. Sonia Ferreira

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Cirurgia Bucal e Maxilo Facial pela UFRJ; em Advanced General Dentistry - University of Maryland System, Especialização em Estomatologia pela UFRJ, atuou no Hospital Universitário/Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UDIP/HD) prestando atendimento a pessoas convivendo com HIV\aids. Atualmente é professora de graduação do Centro Universitário Cesmac, atuando na disciplina de Propedêutica Clínica, e na pós-graduação stricto sensu, onde exerce as funções de Docente Permanente e Coordenadora no Programa de Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde.
É ainda Cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Maceió, onde exerce o cargo de Estomatologista. Líder do grupo de pesquisa Processo saúde-doença e comportamento atuando nas linhas de pesquisa: A transdiciplinaridade no processo saúde-doença Avaliação dos aspectos bio-psico-social e comportamental de pacientes vivendo com doenças crônicas e doenças infecto-contagiosas e Propedêutica clínica e experimental, vinculado ao Programa do Cesmac. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer de boca, Aids, infecção pelo HIV e outras doenças Infecciosas, controle de infecção e manifestações bucais de Doenças sistêmicas.