Dissertação MPPS/Cesmac apresenta pesquisa que visa utilização da Própolis Vermelha no auxílio em complicações do câncer de boca

Assunto é tema da defesa do mestrado da cirurgiã-dentista, egressa do curso de Odontologia da Instituição, Larissa Tinô

04/02/2021 às 11h02

A cirurgiã-dentista Larissa Tinô de Carvalho Silva, egressa do curso de Odontologia do Cesmac, apresentou a defesa de Mestrado intitulada: “Gel fluido odontológico contendo o extrato da borra da própolis vermelha de alagoas e suas atividades biológicas”, desenvolvida no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS/Cesmac). A pesquisa que trata sobre o desenvolvimento de um produto odontológico com o resíduo da borra da própolis vermelha de Alagoas, com potencial auxiliador em complicações do câncer de boca, teve a orientação da Profa. Dra. Camila Beder e coorientação da Profa. Dra. Sonia Ferreira.

A Própolis Vermelha de Alagoas é um produto natural que se destaca pelas diversas características benéficas para a saúde, incluindo o potencial anti-inflamatório, contribuindo com a redução da inflamação na cavidade bucal, podendo auxiliar no prognóstico do paciente com Carcinoma Espinocelular de Cavidade Bucal.

O objetivo do estudo foi desenvolver um gel fluido odontológico contendo o Extrato da Borra de Própolis Vermelha de Alagoas e avaliar as atividades biológicas para ser posteriormente utilizado como tratamento complementar antes e durante o tratamento antineoplásico de pacientes com câncer de boca.

O trabalho faz parte de um projeto intitulado: “Efeito de gel enriquecido com extrato de própolis vermelha de alagoas e derivados sobre células do carcinoma espinocelular de boca - estudo in vitro e in vivo fase clínica 1”, que foi aprovado pelo Edital PPG-Empresa Nº 08/2018 – CNPq/Fapeal, sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas em parceria com a Empresa Fernão Velho e também com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
 A banca examinadora contou com a presença dos professores doutores do MPPS/Cesmac Natanael Barbosa dos Santos e José Marcos dos Santos Oliveira, além da presença internacional do Prof. Dr. Abhishek Parolia (School of Dentistry, International Medical University, Kuala Lumpur, Malásia), pesquisador conhecido mundialmente pelos estudos relacionadas a própolis e a Odontologia. A defesa também contou com a presença do Prof. Dr. Ticiano Gomes do Nascimento que faz parte da equipe do projeto, sendo conhecido pela experiência no desenvolvimento de produtos à base de própolis vermelha de Alagoas.

"Estou feliz com os resultados desta pesquisa, a própolis vermelha de Alagoas é um produto com grande atividade biológica, sendo que ainda é necessária uma maior valorização dos produtos naturais brasileiros. Espero que mais pesquisas sejam realizadas em nosso estado com a própolis vermelha e que o produto desenvolvido auxilie a qualidade de vida dos pacientes durante os seus tratamentos”, declara Larissa Tinô.

De acordo com a Profa. Dra. Sonia Ferreira, coorientadora do projeto e coordenadora do MPPS/Cesmac), a defesa da Larissa Tinô foi um dia especial para o mestrado. “Tivemos uma banca muito qualificada contando inclusive com um componente internacional que abrilhantou o que já estava bem orquestrado. A defesa foi importante por ter sido realizada já com uma patente depositada, por Larissa ser egressa de Odontologia e o processo de finalização do seu trabalho já ter sido aprovado em duas seleções de doutorado nos melhores programas do Brasil por ter ficado comigo na extensão SERPROBEM, tanto tempo ajudando tantas pessoas necessitadas. Uma aluna cuja competência está alinhada a ética, respeito ao próximo e ao amor a tudo que faz. A dissertação contou com três profissionais que entendem demais sobre o tema. Desta forma, o trabalho pode ser corretamente avaliado, trará uma resposta a médio prazo no auxílio de várias complicações do Câncer de boca”, detalha.