Parceria entre Cesmac, MPAL e instituições garante atendimento odontológico

Iniciativa visa proporcionar assistência integral e amparo a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade

18/08/2023 às 10h54

Uma parceria estratégica entre o Centro Universitário Cesmac, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e outras instituições locais está trazendo um raio de esperança e cuidado para jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto, que assegura atendimento odontológico, é mais do que uma prestação de serviços; é um passo significativo em direção à garantia dos direitos desses jovens, oferecendo-lhes a oportunidade de receber cuidados de saúde essenciais e sentirem-se assistidos.
Roberta Alves, coordenadora do curso de odontologia, informa que o primeiro semestre de 2023 marcou o início dessa iniciativa, com a realização de atendimentos de urgência e triagem para mais de 20 crianças e adolescentes em situação vulnerável. Essa etapa inicial demonstrou o comprometimento das organizações envolvidas em lidar com as necessidades imediatas desses jovens. Agora, dando continuidade ao cuidado abrangente, a parceria está garantindo o prosseguimento do tratamento necessário, reafirmando o compromisso com a promoção do bem-estar e da saúde.

O envolvimento ativo do Cesmac nessa iniciativa reflete o compromisso da instituição com a responsabilidade social e o impacto positivo na comunidade. Além de contribuir para a formação acadêmica de seus estudantes na área de odontologia, a parceria também demonstra a capacidade da instituição de se unir a outras entidades em prol de causas relevantes. Ao trabalhar em conjunto com o MPAL, o Cesmac não apenas oferece atendimento odontológico de qualidade, mas também fortalece os laços da sociedade, mostrando que a educação superior é uma força motriz para a mudança positiva.
A importância dessa ação vai além dos procedimentos dentários, ela reforça a mensagem de que todas as crianças e adolescentes merecem cuidados adequados, independentemente de sua situação socioeconômica. A parceria exemplar entre o Cesmac, o MPAL e as demais instituições destaca o papel crucial da educação e do comprometimento comunitário na criação de um ambiente em que os jovens se sintam valorizados e protegidos.