Projeto do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde é aprovado no Edital PPG-Empresa CNPq/FAPEAL

Estudo vai analisar efeito de gel enriquecido com estrato de própolis vermelha de Alagoas em pacientes com diagnóstico de câncer de boca

17/05/2019 às 14h58

O Projeto do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, do Centro Universitário CESMAC, intitulado “Efeito de Gel Enriquecido com Extrato de Própolis Vermelha de Alagoas e Derivados sobre Células do Carcinoma Espinocelular de Boca – Estudo in Vitro e In Vitro Fase Clínica 1”, foi aprovado no Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas -FAPEAL, que trata de Seleção pública em propostas para apoio a projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por Programas de Pós-Graduação (PPGs), associados a empresas privadas.
O estudo é orientado pela Profa. Dra. Camila Beder e desenvolvido pelas alunas do Mestrado Danlyne Queiroga e Larissa Silva. O projeto também tem a participação das graduandas do curso de Odontologia Paulinne Rezende, do 8º período, e Laís Morganna, que faz o 7º período da graduação. O grupo participou do momento inicial do processo com a entrega da documentação para as bolsas de iniciação tecnológica e do Mestrado Pesquisa em Saúde. O projeto totaliza o valor em bolsas de R$ 206.112,00, com recursos da FAPEAL e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O projeto foi submetido pela Profa. Dra. Camila Beder e pela Empresa Apícola Fernão Velho e tem a marca do pioneirismo no Brasil. O edital é piloto, em parceria com a FAPEAL e o CNPq, e Alagoas foi o único estado que levou a proposta de interação entre empresa e universidade, resultando no Edital PPG-Empresa Nº 08/2018 – CNPq/FAPEAL. Tem ainda a parceria com a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, a UNICAMP Universidade Estadual de Campinas (SP) e a Universidade da Flórida, uma das instituições educacionais de educação superior mais prestigiadas do mundo e a mais antiga dos Estados Unidos.
De acordo com a Profa. Dra. Camila Beder, que orienta o trabalho, “um dos pontos de destaque desse projeto é essa interação entre inovação tecnológica para o estado de Alagoas, além da possibilidade de interação entre a graduação e a pós-graduação Stricto Sensu. Queremos traçar justamente esse caminho no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC, promover o diálogo entre os conhecimentos, reforçando a grandeza desse trabalho”, destacou a docente.
Segundo a aluna do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, Danlyne Queiroga, “vai ser uma experiência muito boa, porque já venho da iniciação científica na formação e agora no Mestrado, com essa troca de experiências envolvendo as alunas da graduação será uma possibilidade de passar a minha vivência. Estou muito empolgada em aprender ainda mais com parte de laboratório e inovação. Outro ponto importante é que eu e Larissa tivemos uma vivência no PAM Salgadinho, sob a orientação da Profa. Dra. Sonia Ferreira e sabemos as dificuldades enfrentadas por esses pacientes, desde o diagnóstico até o tratamento. Por isso, fazer parte de um projeto piloto e inovador, levando benefícios posteriores aos pacientes, é muito gratificante”, explicou.
Para Paulinne Rezende, aluna do 8º período do curso de Odontologia, “participar desse projeto está sendo muito gratificante, pois estou aprendendo muito e reforçando os conteúdos estudados em sala de aula, além da experiência com a prática e o contato com profissionais”.

Para a coordenadora do Mestrado, Profa. Dra. Sonia Ferreira, “esse momento tem um significado extremamente importante, pois esse projeto está ligado a empresa, sendo uma das grandes demandas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Por sermos um Mestrado Profissional é imprescindível essa parceria com empresas. Com o trabalho estamos respondendo essa demanda tecnológica e ainda envolvendo bolsistas egressos do CESMAC do Mestrado e alunos da graduação de Odontologia na inovação tecnológica. Todo esse conjunto, de fato, reflete o caminho que o Mestrado quer seguir com parceria entre instituições e indústria”.
Juliana Khalili, Assessora Científica de Projetos Especiais da FAPEAL, reforçou o teor pioneiro do Edital, “É um programa pioneiro, encabeçado pela FAPEAL e pelo CNPq, que tem como principal objetivo a elaboração de dissertações de mestrado e teses de doutorado voltadas para os desafios do setor produtivo privado. Esta é uma forma de estimular que as pesquisas feitas nas Universidades extrapolem seus muros e alcancem de forma mais contundente a sociedade. Além, é claro, de alavancar os programas de pós-graduação do nosso estado. Em uma próxima edição, gostaríamos que as dissertações e teses também pudessem atender aos desafios do setor público, aumentando ainda mais a abrangência e importância do Programa PPG-Empresa”, concluiu.