X Integra Odonto do Cesmac participa este ano como tema principal Povos originários e quilombolas do Brasil

13/05/2023 às 17h25

Na última quarta-feira (10), os discentes do 4º período do Curso de Odontologia, do Centro Universitário Cesmac, realizaram uma visita na aldeia Mata da Cafurna do povo Xucuru-Kariri no município de Palmeiras dos Índios com apoio da Diretoria e Núcleo Acadêmico Afro Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH), acompanhados pelo coordenador Prof. Dr. Jorge Vieira, Prof. Sandro e Profa. Dra. Catarina Rosa.
A proposta como tema deste ano, o projeto X integra odonto foi Povos originários e quilombolas do Brasil. Com isso, pretende-se provocar reflexões sobre o fazer profissional de forma consciente, participativa e humanizada na integralidade do cuidado e no acesso universal a saúde. São chamados de povos originários aqueles grupos cujos seus ancestrais foram os primeiros habitantes do território. Eles também são conhecidos como povos indígenas.
As datações arqueológicas mais seguras apontam que, o nosso continente, já era povoado por eles há pelo menos 30 mil anos enquanto que as comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria
e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.

Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados. O Projeto Integra Odonto foi desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE),
Colegiado do Curso e professores convidados, sob coordenação da Profa. Dra. Roberta Penteado, que visa integrar a comunidade acadêmica, valorizando as potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes, bem como, para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo crítico, reflexivo e capaz de atuar nos diversos cenários da saúde.

Na oportunidade, foi gravado um documentário produzido pelos alunos do 4º período de odontologia, Yasmim Bom Bueno de Souza, Larah Moreira Mendes Barros, Ana Carolina de Albuquerque Costa e José Ivo da Silva Marques Junior, sobre a história da tribo e sua importância, o qual será exibido na 10° edição do Integra Odonto. De acordo com a discente integrante do projeto, Yasmim Bom Bueno, comentou: "O integra nos proporciona vivências ímpares! Tivemos a ideia da parceria entre o NAFRIDH e o 4º período de odontologia e com a ajuda da Prof. Catarina tivemos a presença do Prof. Jorge em nossa sala para explicar à turma o que é o Núcleo e sua relevância. Em seguida, combinamos a visita à tribo, o que foi uma experiência extraordinária!".
As apresentação artística sobre: “Povos originários e quilombolas do Brasil” aconteceram no auditório Dr. João Sampaio, Campus I, dia 15 de maio de 2023 (1º, 5º, 7º Vespertino, 8º Matutino e 9ºVespertino períodos.); 16 de maio de 2023 (2º, 4º, 6º Matutino, 8º Vespertino e 9º Matutino períodos) e 17 de maio de 2023 (3º, 6º Vespertino, 7º Matutinoe 10º períodos). Com objetivo de provocar reflexões sobre o fazer profissional de forma consciente e participativa acerca da importância dos povos originários e quilombolas do Brasil, sendo o discente protagonista da ação.