Cesmac promove ações em alusão ao Agosto Lilás

Campanha é realizada pelos Núcleos de Acessibilidade e de Apoio Psicopedagógico da IES

04/08/2023 às 11h48

O Centro Universitário Cesmac, através do Núcleo de Acessibilidade (NAC) e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPC), estão realizando, de forma integrada, ações alusivas ao Agosto Lilás. A campanha visa o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, realizada anualmente, durante o mês de agosto, em alusão à data de sanção da Lei Maria da Penha, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016.
A ação, realizada por meio de vídeo, elaborado pelo NAPC, teve a participação da Comandante da Patrulha Maria da Penha, Tenente Coronel Márcia Daniele. Durante a atividade, os docentes fizeram perguntas acerca da temática à convidada. Através da integração do NAC, o vídeo foi traduzido para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), favorecendo a comunicação e a obtenção de informações pelos alunos surdos.
Para a coordenadora dos Núcleos, Profa. Janaina Diniz, “é muito importante que esse tema seja difundido na nossa comunidade acadêmica, porque é o espaço de produção de conhecimento. Assim, a intenção, por meio dessa ação, é envolver toda a comunidade acadêmica em torno dos direitos humanos das mulheres e suas violações, como previsto na campanha nacional Agosto Lilás. Todos os anos o NAC e o NAPC mantêm o compromisso com o debate e as ações pelas mulheres, afinal, estamos formando profissionais de todas as áreas e o tema da violência contra a mulher perpassa por todos os tipos, está presente na vida das pessoas de várias formas, e o Cesmac oferta todas as possibilidades para que esse tema seja debatido, diariamente, em todos os meses, sejam eles lilás ou não”.
O material da ação foi veiculado nas redes sociais do Cesmac e está disponível a todos.