NAPC/CESMAC realiza bate-papo “Setembro Amarelo - Sua Vida Importa”

Núcleo de Apoio Psicopedagógico vai falar sobre saúde mental e também fortalecer a cultura de prevenção ao Suicídio

23/09/2020 às 13h08

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPC, do Centro Universitário CESMAC, percebendo a importância de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a temática do suicídio,  promove amanhã (24), às 16h, o bate-papo sobre o tema: “Setembro Amarelo - Sua Vida Importa”.
Quem vai falar sobre o assunto é convidada Psicóloga Laeuza Lúcia Farias, que atua na área técnica da Saúde Mental na Secretaria de Estado da Saúde – SESAU e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia – CRP15.
Na pauta está a saúde mental e também o reforço sobre a cultura da prevenção ao suicídio. A Profa. Janaína Diniz, coordenadora do NAPC, explica a importância e necessidade de se falar sobre o assunto: “a realidade do suicídio no Brasil induz a necessidade de discutir mais abertamente a questão. Propor diálogos e falar sobre esses processos de caráter destrutivos e que podem resultar na morte trazem benefícios e auxiliam na prevenção do suicídio em nossos jovens. Mostrar-se disponível para acolher e ajudar a quem precisa é essencial mediante situações delicadas assim”.
Um estudo publicado pela OMS sobre suicídios em 15 mil jovens revelou que, em 98% dos casos, a explicação estava ligada a transtornos mentais. As melhores alternativas para reduzir o aumento do índice de suicídio entre jovens é a atenção à saúde mental, estimular o diálogo e compartilhar informações para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda.
O CESMAC apoia e reforça a campanha do “Setembro Amarelo” com divulgação de materiais sobre o tema, amplamente divulgados nas redes sociais oficiais e ainda no site institucional. Também são disponibilizados espaços de atendimentos no Centro Universtiário em Maceió, com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade – NAPC (alunos) e a Clínica Escola de Psicologia (público em geral). Tem ainda o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico NAAP na Faculdade CESMAC do Agreste (Arapiraca) e na Faculdade CESMAC do Sertão (Palmeira dos Índios).