Estudante do Cesmac é medalhista nas Paralimpíadas Universitárias

João Eduardo da Silva Mota ocupou os três lugares do pódio nas modalidades de natação

26/07/2023 às 08h54

O acadêmico do 2º período do curso de Sistema de Informações do Cesmac, João Eduardo da Silva Mota conquistou três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias. Competindo na modalidade de natação, o estudante foi medalhista de ouro nos 100 metros peito, medalhista de prata nos 100 metros livres e medalhista de bronze nos 50 metros livres. As Paralimpíadas Universitárias 2023, Regional Nordeste, foi realizada de 18 a 22 de julho de 2023 na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
Para o atleta, “foi muito gratificante representar a instituição que me deu total apoio e incentivo”, ressaltou João Eduardo. A participação do acadêmico do Cesmac no evento reforça a finalidade das Paralimpíadas que é a de estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, além de estudantes estrangeiros, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação do Cesmac, Prof. Mozart Melo, ressaltou a importância do apoio que a Instituição oferece aos seus alunos. “Além de toda a dedicação e esforço que já fazem parte da vida do João Eduardo, ele decidiu ser um competidor de alto nível e o resultado não poderia ser melhor: conquistou três medalhas! Ter o apoio e o suporte do Cesmac nesse processo, com certeza, foi fundamental”.

Sobre as Paralimpíadas Universitárias 2023
As Paralimpíadas Universitárias 2023 – Regional Nordeste é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
O Conexão Paralímpica é um evento realizado pelo CPB desde 2022 e que agrega três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre integrantes dos Centros de Referência do CPB; e as Paralimpíadas Militares. Em João Pessoa, as Paralimpíadas Universitárias reuniram 132 atletas em cinco modalidades esportivas em disputa: atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo.