Professor e estudante do CESMAC participam do Programa Empreenda 2019, uma evolução do Santander Universidades

Treinamento acontece até o próximo dia 11, em Fortaleza, no Ceará. O objetivo é fomentar o empreendedorismo em todo o Brasil e apoiar os negócios dos contemplados

09/07/2019 às 13h56

O docente Adilson Jorge dos Santos e o estudante Luiz Felipe Pereira dos Santos, ambos do curso de Sistemas da Informação do Centro Universitário CESMAC, participam, até a próxima quinta-feira, dia 11, da segunda fase, com treinamento presencial da Aliança Empreendedora, no Programa Empreenda 2019, uma evolução do Prêmio Santander Universidades. A iniciativa já é considerada uma das maiores do Brasil no incentivo ao empreendedorismo.
O estudo do CESMAC ficou entre os dez de todo o país. O Empreenda 2019 faz parte do Projeto Global Santander X, que tem o intuito de promover o empreendedorismo universitário em todo o mundo. O Programa é voltado para universitários, startups e universidades, que capacitem microempreendedores.
Além do professor Adilson dos Santos e do aluno Luiz Felipe, também participam do projeto o Prof. Fernando Pinto e o aluno Luan Luz, os dois da graduação de Sistemas de Informação e ainda a Kathia Rebelo, coordenadora da Incubadora Empresarial Tecnológica – IET/CESMAC.
De acordo com o docente Adilson dos Santos, “o curso possibilita acesso a diversas ferramentas e metodologias relacionadas ao ensino do empreendedorismo, com foco em metodologias ativas e 'Effectuation', além de possibilitar um network qualificado com outros professores e estudantes envolvidos com a temática em diversos estados. Incorporar estes conhecimentos em minha prática docente é algo que pode contribuir para a formação de futuros empreendedores no Cesmac”, afirmou.
Para o discente Luiz Felipe, “a participação é uma oportunidade de conhecer ferramentas e teorias importantes não só para o contexto profissional, mas para a vida, abrindo o horizonte às novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional”, declarou.
A segunda edição conta com três categorias: Universidade & Microempreendedor, Universitário Empreendedor e aquela destinada à Startup. O Empreenda Santander tem como objetivo fomentar o empreendedorismo em todo o Brasil e apoiar os negócios dos contemplados dos três perfis com apoio financeiro, bolsas de estudo e mentoria por até 6 meses.
O objetivo é apoiar ideias inovadoras. O projeto selecionado vai receber um aporte financeiro de R$30 mil, bolsa de estudos na Babson College - para professor e aluno - nos Estados Unidos e mentoria de até seis meses realizada pela ACE. Em Startup, a finalidade é apoiar iniciativas com alto potencial de crescimento e escala. Participam empreendedores com negócio já constituído no mercado e a startup finalista receberá o valor de R$100 mil, além de bolsa de estudo na Babson College e mentoria de até seis meses realizada pela Endeavor.
Na esfera de Universidade & Microempreendedor o foco é capacitar a instituição de ensino para que apoie o desenvolvimento do negócio do microempreendedor selecionado, para isso a Universidade receberá um treinamento exclusivo da Aliança Empreendedora.