Projeto do CESMAC fica entre os três primeiros colocados na terceira e última fase do Programa Centelha Alagoas fomentado pela FAPEAL

O resultado foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Os projetos inovadores devem receber investimentos de até 50 mil reais

07/05/2020 às 16h16

O Projeto “Sophia – Conteúdos inteligentes” foi selecionado na segunda colocação entre os aprovados. A equipe de pesquisadores é integrada pelo Prof. Adilson Santos, do curso de Sistemas de Informação e pelos ex-alunos Wagner Palmeira, Hélio Luna e Marcelo Cunha, todos dos cursos de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação e ainda da Pós-Graduação em Engenharia de Software do CESMAC. Também compõe a equipe o bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) Cloves Oliveira.

O resultado foi divulgado no Edital FAPEAL Nº 09/2019 - Programa Centelha Alagoas. O Programa Centelha selecionou projetos inovadores para receber investimentos de até 50 mil reais. A seleção contou com três etapas, sendo submetidas mais de 1.200 propostas na primeira, e selecionadas apenas 50 na terceira e última etapa.
O “Sophia – Conteúdos inteligentes” é uma plataforma para a construção de aplicações e distribuição de conteúdo baseadas em microaprendizagem e gamificação, proporcionando a aprendizagem em diversos ambientes em horários fragmentados. O projeto é uma tecnologia social e traz a ideia é levar conteúdos diversos em qualquer lugar e tempo.
“É sempre bom participar de programas que integram o conteúdo acadêmico com o mercado, que envolvem alunos e ex-alunos, pois isso, sem dúvida, promove o crescimento de todos os envolvidos, e torna-se exemplo e inspiração para os demais alunos e professores da instituição. No caso do Programa Centelha, o apoio institucional aliado à garra e coesão da equipe possibilitou entregas de qualidade, que refletiu no resultado. Atribuo a maior parte do mérito ao trabalho em equipe”, declara o Prof. Adilson dos Santos, que coordenada o grupo.

Para o ex-aluno de Análise de Sistemas e da Pós-Graduação em Engenharia de Software do CESMAC, Wagner Palmeira, “além de incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores em Alagoas, o processo possibilitou que os participantes tivessem contato com conteúdo interdisciplinar. Durante as fases de seleção, a equipe buscou uma ideia que possuísse caráter inovador para prosseguir com o planejamento do produto e do negócio”, explica.
Ainda, segundo o egresso, “o programa proporciona uma experiência única, que além de estimular o empreendedorismo, incentiva o trabalho em equipe. O CESMAC teve importante contribuição para o trabalho desenvolvido pois nos viabilizou a participação em oficinas relevantes para o alcance dos nossos objetivos”.
Confira a íntegra do Edital FAPEAL, clicando no link Lista-Preliminar-Centelha-AL-Fase-3