Editora Cesmac lança série de livros marcando celebrações dos 50 anos da Instituição

Momento acontece no próximo dia 28, a partir das 16h, no auditório João Sampaio, Campus I da Instituição

13/02/2023 às 15h06

A Editora Cesmac lança, no próximo dia 28, a partir das 16h, uma série de livros, marcando também as celebrações dos 50 anos da Instituição. A editora faz parte da Coordenação Geral de Extensão Universitária e incentiva as produções acadêmica com publicações importantes em diversas áreas. O momento vai lançar três livros de produções docentes voltadas para o apoio ao discente no processo educativo pandêmico; experiências do ser professor (a) no contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras; além de saúde e educação na sociedade contemporânea.

lançamento do livro “Saúde e Educação na Sociedade Contemporânea: Investigação Científica e Retorno Social”, reúne temas sobre os transtornos do desenvolvimento produzidos em oito capítulos por docentes, que foram alunos do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac, em parceria com Universidade Presbiteriana Mackenzie. O livro é resultado do Simpósio interdisciplinar, materializado pela Editora Cesmac para tornar o texto acessível a um maior número de leitores. O projeto, iniciado em 2018 e concluído em 2022, formou novos doutores, todos docentes do Cesmac.

Tem também a obra “Apoio ao Discente Cesmac: da institucionalização acadêmica à práxis docente em contexto pandêmico", tem como organizadores: Prof. Dr. Douglas Apratto, Profa. Dra. Claudia Medeiros, Prof. Dr. David Oliveira, Profa. Dra. Maria do Desterro. A produção destaca a importância do acompanhamento e orientação ao discente como etapas do processo educativo,  em todas as situações de aprendizagem que contribuam para formação, como também na ampliação das possibilidades de permanência e no desenvolvimento de habilidades socioprofissionais que atendam as demandas do mundo do trabalho e atuação social. Reúne ainda a síntese do conjunto de ações do Apoio Discente Cesmac, desenvolvido especificamente no recorte temporal de 2020.1 a 2021.2, período de ruptura brusca e imediata nas formas organizativo-institucional e de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, dada a instauração da pandemia da COVID-19.

A outra produção da série que será lançada tem como título "Ser Professor (a) no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras.”, de autoria do Prof. Dr. David Oliveira. O livro apresenta o resultado da pesquisa de tese, surgindo como um processo de autossuperação e vitória na trajetória acadêmica do autor, com esperanças de que outros professores possam problematizar as identidades, o fazer, os discursos. Situado no âmbito da Linguística do Discurso, o trabalho configura-se como um Estudo de Caso, de caráter qualitativo-interpretativista, e conta, para a elaboração do corpus, com procedimentos de análise de orientação discursiva, perspectiva dialógica e “marcada tanto pelo encontro presencial, quanto pelos encontros em ausência (onde falam os sujeitos do discurso).
O objetivo é investigar quais discursos concorrem para a construção das identidades docentes de dois graduandos em Letras-Português de um Campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), inseridos no Programa Residência Pedagógica. A intenção é ainda contribuir continuamente para instâncias formadoras, leitores e estudiosos, atores que atuam em instituições de educação básica. Também para quem atua na esfera da formação de docentes e com práticas que levam ao desenvolvimento e à ampliação das capacidades letradas dos sujeitos aprendizes, na instância escolar e fora dela.

Serviço:
Data: 28 de fevereiro de 2023
Local: Auditório João Sampaio – Campus I Cesmac (Rua: Cônego Machado – Farol)