Ciclo Formativo: pensar e fazer educação durante e pós-pandemia

Programação promove o 1º Encontro de Tecnologias na Educação, amanhã (26), Das 15 às 17h, cm transmissão ao vivo pela plataforma Youtube

25/08/2020 às 15h24

O 1o Encontro de Tecnologias na Educação acontece amanhã (26), das 15h às 17h, transmitido pelo canal Youtube. O evento integra o Ciclo Formativo: pensar e fazer educação durante e pós-pandemia, uma ação extensionista dos cursos de Pedagogia e Letras CESMAC-EAD. A iniciativa está desenvolvendo o Projeto Cultura Maker na Formação de Professores em Tempo de Pandemia – Uso de Aplicativos Educacionais, coordenado pela Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva, em parceria com uma ação formativa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e Residência Pedagógica CESMAC.
A programação conta com palestras de especialistas na área como: Prof. Me. Ricardo Lisboa Martins, superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas– SEDUC/AL, que vai abordar o tema “O cenário da educação no estado de alagoas, durante pandemia – ação e formação”.
A formação também conta com participação do Prof. Me. Ednaldo Firmino da Silva, gestor do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores – EfeX e do Centro de Ciências e Tecnologia da educação – CECITE - SEDUC/AL, apresentando o tema “Metodologias ativas no ensino remoto”.  
Outra participação é do Prof. Dr. Dyjalma Antonio Bassoli, coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário CESMAC - NEAD/CESMAC, que vai proferir palestra sobre o tema “Educação mediada pela tecnologia”.
A coordenadora institucional CESMAC do Programa PIBID, Profa. Dra. Stella Albuquerque explica, que “a escolha do tema gerador desse 1o Encontro Tecnologias na Educação vem ao encontro do momento em que estamos vivendo com as aulas remotas, tendo como possível mediador, no processo educativo, as tecnologias educacionais”.
Segundo a coordenadora institucional CESMAC do Programa Residência Pedagógica, Profa. Dra. Edileine Vieira Machado da Silva, “estamos enfrentando nesse momento a necessidade de nos preparar para essa realidade de pandemia e pós-pandemia, procurando cada vez mais aperfeiçoar as nossas práticas pedagógicas, atender às novas exigências da realidade, desenvolver habilidades para utilizar as tecnologias digitais, os conteúdos virtuais e outros recursos tecnológicos e incorporá-los à prática pedagógica”, destaca.
A docente afirma ainda, que “a ideia é potencializar e transformar as experiências de aprendizagem dos estudantes e estimular uma atitude investigativa, para que sejam capazes de organizar o ensino e a aprendizagem de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação docente, preconizadas pelo Conselho Nacional de Educação - MEC, resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019”, detalha.
O ciclo formativo será transmitido ao vivo na plataforma Youtube pelo link http://bit.ly/EADCesmac. As inscrições podem ser feitas no https://doity.com.br/ciclo-formativo-pensar-e-fazer-educacao-durante-e-pos-pandemia