Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar são destaques do segundo dia da SNCT 2019

CESMAC recebe os participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nas Salas Invertidas

23/10/2019 às 14h07

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, que este ano destaca “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, está sendo o direcionamento de inúmeros debates e atividades na programação do evento, que estão acontecendo no Complexo de Inovações Pedagógicas do Centro Universitário CESMAC.
Diversas ações aconteceram ontem, 22, destacando assuntos como “Cidades Inteligentes e a Construção Identitária: Diálogos entre Sustentabilidade e Identidade dos sujeitos”. Quem debateu o tema foram os doutores Marco Aurélio Cosmo Machado (Doutorando Dinter Letras PUC Minas/CESMAC); Morgana Andreia Medeiros Tenório (Doutorando Dinter Letras PUC Minas/CESMAC); Rosineide Honorato dos Santos (Doutoranda Dinter Letras PUC Minas/ CESMAC) e Edileine Vieira Machado da Silva (Coordenação Acadêmica/ CESMAC – Dinter Letras PUC Minas/CESMAC).

Outra Oficina foi com o tema: “Formando gerações para um mundo sustentável: inovação e criatividade no ensino de ciências”, com os alunos bolsistas do Programa Residência Pedagógica CESMAC/CAPES, dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas e Preceptoras do Programa Residência Pedagógica CESMAC/CAPES; Profa. Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares (E.E. Professor Virgínio de Campos); Profa. Albani dos Santos Ferreira (E.E. Professor Vitorino da Rocha); Profa. Ana Lúcia Costa de Lima (E.E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes) e Profa. Edileine Vieira Machado (Coordenadora Institucional da Residência Pedagógica – CESMAC)

Teve ainda o debate sobre “Leituras crítica de mídias sobre sustentabilidade e Bioeconomia”, com a participação de alunos da Escola Estadual Professor Edmilson De Vasconcelos Pontes. O momento contou com as facilitadoras, que são Doutorandas Dinter Letras PUC Minas/CESMAC, Águida Maria da Veiga Feitosa, Ivania Luiz Silva de Holanda Barbosa, Luciana de Melo Figueiredo, Maricelia Schlemper e Edileine Vieira Machado da Silva (Coordenação Acadêmica/CESMAC – Dinter Letras PUC Minas/CESMAC)
A Oficina “Construindo um discurso sobre Sustentabilidade por meio de arte reciclável”, reuniu os professores Ana Paula Santos Duarte de Barros, Ernestina Iolanda Santos Carlos, Maria Isabel Ferreira dos Santos; Priscila Vieira do Nascimento, Orlando Rocha Filho, Valquíria Malta Gaia Ferreira, (todos Doutorandos Dinter Letras PUC Minas/CESMAC) e Edileine Vieira Machado da Silva (Coordenação Acadêmica/ CESMAC – Dinter Letras PUC Minas/CESMAC)
Teve também a palestra sobre: “Uso de tecnologias na saúde” com a docente dos cursos de Medicina e Enfermagem, Alessandra Pontes. “Esse momento é propício para destacar o que vem sendo importante no campo da tecnologia para o Ministério da Saúde. O que já se encontra no mercado dessas tecnologias voltadas para a área de saúde. É necessário que o universo docente e discente compreenda e entenda o que de mais novo está sendo feito nesse campo como a inteligência artificial, por exemplo”, detalhou a palestrante.

Ontem também foi discutido o tema “Bioeconomia e Segurança Alimentar e Nutricional”, na Estácio FAL. Além da oficina On_Board- Rock In Roll, que tratou sobre processos decisórios e gestão de recurso, uma experiência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, além de Coleta de Sangue.
A programação envolve Instituições como:  HEMOAL, CESMAC, SEBRAE, ESTÁCIO FAL, Dilson Costa – Coach de Educação Empreendedora, CJE. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, e em Alagoas é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SECTI, por meio de um Comitê Gestor, formado por 38 instituições.