Doutorado em Letras PUCMinas/ CESMAC participa de videoconferência com professor da França

Os alunos acompanham o repasse de conteúdos com o Prof. Dr. Bertrand Daunay, da Université de Lille. A atividade também conta com a participação de outras Universidades do Brasil

07/08/2019 às 13h58

O Programa Interinstitucional de Doutorado em Letras PUCMinas/ CESMAC reuniu os alunos para participação na disciplina “Abordagens Didáticas de Discursos”, ministrada pelo Prof. Dr. Bertrand Daunay, da Université de Lille (França). A aula aconteceu por videoconferência e foi transmitida pela PUCMinas, em uma das salas do Complexo de Inovações Pedagógicas da IES.
A atividade acontece até sexta-feira, dia 09, com a participação de pesquisadores, mestrandos e doutorandos de outros Programas de Mestrado e Doutorado em Letras e Educação do Brasil, como: Universidade de Blumenau – Santa Catarina (PPGE-FURB), Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG), Dinter/CESMAC/PUCMinas (Maceió), Universidade Federal da Paraíba – João Pessoas (PGLE/UFPB), Universidade Estadual Paulista PPGEL/UNESP (São José do Rio Preto) e Programas de Pós-graduações em Letras e Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas).
A disciplina apresenta algumas pesquisas que ilustram uma abordagem didática de discursos, em vários contextos e maneiras. O conteúdo também trata da polifonia em textos que se apropriam de discursos de outrem, na escrita acadêmica e no metatexto literário. Também será apresentada e criticada a concepção de letramento no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA. Bertrand Daunay é professor doutor de ciências da educação, especialista em didática de francês na Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 1. Já dirigiu o Centro Interuniversitário de Pesquisa em Educação e a equipe interna Théodile Lille- CIREL, com destaque nas teorias didáticas da leitura e escrita.

De acordo com a Profa. Dra. Edileine Machado, “essa é uma experiência que possibilita aos doutorandos ter aula com um pesquisador renomado como Professor Bertrand e com a rede de pesquisadores brasileiros do campo da didática de discursos no contexto universitário”.
Para o coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação do CESMAC, Prof. Dr. Giulliano Anderlini, “o DINTER em Letras, parceria com a PUCMinas, embora seja presencial na Instituição, apresenta-se como um instrumento também de estabelecimento de redes de pesquisa através das conferências que tem ocorrido com certa frequência no Programa. Aliar uma videoaula em tempo real, conectando outras IES como USP e UNIFAL (Alfenas), e contando ainda com um conferencista da Universidade de Lillie (França), impacta diretamente na consolidação da internacionalização da Pós-Graduação Stricto Sensu, além de proporcionar ganhos acadêmicos na Graduação, pois nossos doutorandos tornam-se multiplicadores das experiências vividas e das parcerias de pesquisa levando esse cenário ao âmbito da Graduação”, afirmou.
O docente destaca ainda que, “dentre as atribuições de um Programa de Doutorado, merece especial atenção a questão de formação de quadros profissionais em pesquisa qualificada. No que concerne aos Doutorados Interinstitucionais, os DINTERES, estes visam, precipuamente, a formação do quadro docente da própria instituição receptora do Programa. Com seus três Programas de DINTER, em Direito, Letras e Distúrbios do Desenvolvimento, o CESMAC possibilita a formação de mais de 30 de seus professores e colaboradores ao grau de Doutor”, detalhou.
O Doutorado em Letras do CESMAC, iniciou as disciplinas em setembro de 2018 e conta com a linha de pesquisa sobre “Linguagem e Enunciação: Interações Sociais e Práticas Discursivas”.