Cerimônia de abertura do VI Cemeia: Oceanos de Plástico em Foco

Evento destaca importância ambiental com participação de renomados profissionais.

11/12/2023 às 19h26

Na última terça, 5, teve início o VI Cemeia - Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente, trazendo como destaque a temática crucial dos "Oceanos de Plástico". A cerimônia de abertura contou com a presença de profissionais renomados da área, tanto do estado quanto de outras regiões, prometendo uma discussão enriquecedora e impactante sobre os desafios ambientais contemporâneos.
O evento começou com uma apresentação emocionante conduzida pelo maestro Luiz Martins, criando uma atmosfera envolvente para os participantes. Logo em seguida, deu-se início a palestra de Biagio Fernando Giannetti, da Universidade Paulista, que mergulhou nas intricadas conexões entre a produção de plástico, seu impacto nos oceanos e as implicações para o mercado. A discussão não se limitou apenas à problemática ambiental, mas também explorou estratégias e possíveis rotas para uma mudança sustentável.
A seguir, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Coordenador da área de Ciências Ambientais na CAPES, Fundação Universidade de Blumenau, ministrou uma palestra aprofundando-se na essência mais filosófica dos desafios ambientais contemporâneos. Ao examinar a natureza intrínseca das problemáticas, a palestra buscou proporcionar uma compreensão mais profunda das questões ambientais, visando sensibilizar os participantes para a urgência de ações concretas.
 A mesa de honra, composta por diversas autoridades, incluindo os professores Giulliano Aires Andeline, Evanisa Brum, Selenobaldo Sant’Anna, entre outros, evidencia a relevância do congresso no cenário acadêmico e ambiental. O VI Cemeia deu início a um espaço de diálogo e reflexão sobre os impactos do plástico nos oceanos e suas consequências para o meio ambiente.