12/12/2025 às 12h02
Em uma iniciativa que vem ampliando o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação nas escolas públicas de Alagoas, a Coordenação de Integração do Centro Universitário CESMAC consolidou, ao longo de 2025, a entrega de diversos laboratórios maker, espaços criativos de aprendizagem científica e digital, em municípios do estado. O projeto integra a Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, executada pelo CESMAC em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com financiamento da Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita nº 13/2024, do Programa Mais Ciência na Escola.
As ações de implantação dos espaços avançaram em outubro, quando, na sexta-feira, 17 de outubro de 2025, foram inaugurados quatro laboratórios maker nos municípios de São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios. As escolas beneficiadas foram Ana Neri Malheiro de Oliveira e José Marcos da Rocha, em São Miguel dos Campos, e as Escolas Municipais Professor Douglas Apratto Tenório e Antônio Fernandes da Costa, em Palmeira dos Índios.
Dando continuidade à agenda de entregas, no dia 10 de dezembro de 2025, foram inaugurados mais três laboratórios maker no município de São Miguel dos Campos, contemplando as escolas municipais Dr. José Iramilton Leite, Luzinete e Lindalva Jatobá, além do Centro de Ensino Profissionalizante José Nogueira Mendes (CEMEP). As entregas reforçam o compromisso do projeto com o fortalecimento do letramento científico e digital entre estudantes e educadores da rede pública.
A proposta vai além da disponibilização dos espaços físicos e contempla formações continuadas para professores, a implantação de Clubes de Ciência, ações de ciência cidadã e o estímulo à participação dos estudantes em feiras e eventos científicos. As iniciativas buscam promover o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo juvenil, aproximando a educação básica das práticas contemporâneas de ciência e inovação.
Para a coordenadora geral do projeto, professora Aldenir Feitosa dos Santos, a implantação dos laboratórios é resultado de um esforço coletivo entre instituições de ensino superior e redes municipais de educação. “A entrega dos laboratórios maker representa a materialização de um trabalho construído a muitas mãos. Cada espaço instalado é uma porta aberta para o aprendizado prático, para o desenvolvimento da curiosidade científica e para a formação de uma nova geração de estudantes criadores e pesquisadores”, destaca.
Com essas entregas, a Coordenação de Integração do CESMAC e as instituições parceiras avançam na democratização do acesso à ciência e à tecnologia, transformando práticas pedagógicas e levando ambientes de aprendizagem inovadores ao interior do estado. As ações do projeto terão continuidade em 2026, com a previsão de implantação de mais quatro laboratórios maker em escolas de Palmeira dos Índios, além da expansão das entregas para o município de Arapiraca, ampliando o alcance da iniciativa e reafirmando o compromisso com a transformação educacional em Alagoas.