
12/09/2025 às 19h47
O V Congresso Internacional de Direito do Cesmac e o IV Seminário Internacional Estado, Regulação e Transformação Digital (SERT), realizados entre os dias 10 e 12 de setembro, em Maceió, foram encerrados com grande sucesso de público, reunindo mais de 1.300 participantes e consolidando-se como um dos principais eventos jurídicos do estado.
A primeira conferência do último dia de evento foi ministrada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marluce Caldas, que retornou ao Cesmac pela primeira vez desde sua posse. Ex-professora do curso de Direito e também ex-aluna de especialização da instituição, a ministra destacou em seu pronunciamento a relação de pertencimento e orgulho que mantém com a universidade:
“É um sentimento imensurável estar aqui. O Cesmac faz parte da minha vida, representa a lembrança da minha fé, da minha tenacidade, da capacidade de sonhar, da coragem de persistir e acreditar. Passei por aqui como professora e aluna de especialização, e ver o crescimento e fortalecimento do Cesmac me enobrece muito. Hoje é uma das maiores universidades de Direito do país”, falou.
O encerramento também contou com a presença do prefeito de Maceió, JHC, egresso do curso de Direito do Cesmac, que prestigiou a programação final e ressaltou a importância da instituição na formação de profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
A última conferência da tarde de encerramento foi conduzida pelo professor Alfonso de Julios Campuzano, da Universidad de Sevilla (Espanha), com o tema: “El paradigma jurídico en la era digital: reflexiones sobre las transformaciones del derecho y el modelo de jurista ante la revolución tecnológica”.
Durante os três dias de evento, especialistas nacionais e internacionais debateram o tema “Direito, Inovação Tecnológica e Justiça Social: Caminhos para uma Regulação Inclusiva”, em conferências, painéis temáticos e apresentações de trabalhos acadêmicos, reforçando o protagonismo do Cesmac no cenário jurídico e educacional brasileiro.