Nota Oficial - Processos seletivos

26/04/2016 às 18h48

Os processos seletivos têm sido alvo de tentativas de fraude, as mais diversas, especialmente nos cursos mais concorridos de que é exemplo o de graduação em medicina.

Igualmente, estelionatários têm usado o nome de instituições universitárias de alto conceito e respeito acadêmicos, oferecendo falsa facilidade de acesso aos seus cursos e anunciando certeza de ingresso mediante artifícios escusos e cobrança de pagamentos.

O Cesmac, neste momento, vem sendo vítima por meio de postagens torpes nas redes sociais de origem ainda desconhecida, propondo a suposta venda de vagas via processo seletivo.

Ao tempo em que repudia o uso do nome da maior instituição de educação superior do Estado de Alagoas, a Direção do Cesmac reafirma a lisura dos seus concursos vestibulares, os quais são realizados com o máximo de cuidado e segurança para atender ao anseio dos candidatos e de suas famílias no reconhecimento da seleção por mérito daqueles que se dedicam ao estudo.

Todas as fases dos exames vestibulares do Cesmac, realizadas pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE), de reconhecida reputação, são previamente informadas aos órgãos da Polícia Civil Estadual e Polícia Federal para que estes acompanhem a necessidade de qualquer intervenção.

Mecanismos de identificação de fraudes, os mais modernos, são utilizados por contratação de empresas especializadas do Estado de São Paulo e de auditorias próprias para realização do Vestibular, utilizando-se, inclusive, do uso de equipamentos de segurança. Em nível local, além da Comissão de Processo Seletivo, acompanham o certame Comissões de Auditoria de Informática e Área Jurídica.

Impreterivelmente, toda e qualquer infração detectada, mesmo após o vestibular, é alvo de investigação e devidamente punida na forma do nosso Estatuto, até com o desligamento do aluno e encaminhada a notícia-crime às autoridades policiais.

O Cesmac apura a procedência dessas falsas ofertas com o uso indevido do seu nome e para resguardo da sua idoneidade já solicitou a atuação da Secretaria da Segurança Pública e do Departamento de Polícia Federal visando a identificação e punição dos autores desse crime.

Maceió, 26 de abril de 2016

Professor Dr. Douglas Apratto Tenório (Vice-Reitor)

Dr. João Rodrigues Sampaio Filho (Reitor)