Noite de encantos, contos e histórias infantis marcam edição do projeto “Histórias Contadas e Cantadas”

Projeto do curso de Pedagogia reúne estudantes do 3º e 4º períodos

09/05/2019 às 10h36

Uma programação com brincadeiras, cantigas de roda, contos de fada, arte, musicalização com expressão corporal, contações de história e principalmente muito amor pela pedagogia marcou mais uma edição do projeto integrador intitulado “Histórias Contadas e Cantadas” que foi realizado ontem a noite, 8, no auditório e cinemateca Elinaldo Barros, no Campus IV do Centro Universitário CESMAC.
Uma iniciativa do curso de Pedagogia, o estudo tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura e também pela escrita, além da arte e educação de forma interdisciplinar.

O projeto envolve os graduandos dos 3º e 4º períodos de Pedagogia e vem sendo desenvolvido nos conteúdos em sala de aula. A ideia é ampliar as atividades para serem realizadas também em outros locais incluindo escolas e instituições de apoio, tornando assim, o trabalho extensionista.
A profa. Ma. Benilda Guimarães, que leciona a disciplina prática de Brincadeiras, jogos e aprendizagens, ressalta o objetivo que o projeto tem de se tornar extensionista. “A intencionalidade pedagógica é ultrapassar os muros da universidade e dar oportunidade aos nossos alunos de colocar em prática em outras instituições todo conhecimento que é passado em sala de aula”, afirmou.
A docente Rosiane Barros leciona a disciplina de Fundamentos da educação infantil, que possui, entre outras competências, a de ajudar a construção da identidade profissional do pedagogo. “O acadêmico de Pedagogia tem o primeiro contato com a docência na disciplina, pois através das fábulas, dos clássicos e da contação de história, ele vai construindo sua visão ética, de cidadania e inicia as atividades práticas da profissão”, afirmou a professora Rosiane.

Para a aluna Larissa Cavalcante, do 3º período, “o papel do pedagogo é agregar o conhecimento e o sonho de uma criança para as histórias, dando todo suporte para que ela cresça e seja uma pessoa com objetivos reais”.
Também prestigiaram as apresentações, o coordenador do curso, Prof. Humberto Jorge, o representante da coordenação geral de graduação, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães e todo corpo docente e discente do curso de Pedagogia.