CESMAC recepciona 6ª turma do Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Estudantes passarão 6 meses em Universidades de Portugal, Espanha e Porto Rico

11/10/2018 às 15h32

Na manhã desta quinta-feira, 11, no prédio da Reitoria do Centro Universitário CESMAC, aconteceu o Lançamento da edição 2018 do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. A finalidade é inserir a instituição e seus componentes no contexto da educação globalizada, permitindo, por meio da formalização de convênios com Instituições de Ensino Superior fora do Brasil, oportunidades de parcerias no âmbito do ensino e da pesquisa.
O Programa acontece na IES desde 2013 e é lançado anualmente pelo Santander Universidades. São definidas, no primeiro trimestre de cada ano, as instituições que irão participar e o número de bolsas que cada instituição terá direito a oferecer a seus discentes, por meio de um convênio entre o CESMAC e o Banco Santander. Após esta definição, cabe à instituição promover o processo seletivo. Por fim, um edital interno é lançado onde constam todas as etapas e critérios utilizados para selecionar e classificar os discentes inscritos.
“Estamos bastante orgulhosos de estarmos enviando o 6º grupo de alunos para terem a experiência de estudarem fora do país. Isso apenas confirma o nosso compromisso com o investimento em todas áreas da instituição” disse o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho.
“É importante a inserção dos nossos alunos em outras universidades, pois a oportunidade que eles estão tendo de estudar em outras instituições de ensino e de fora do país irá permitir que todo experiência e conhecimento seja aplicado no nosso centro Universitário e nosso estado de Alagoas” afirmou o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
Oito estudantes foram selecionados por meio de edital e irão passar 6 meses em uma das universidades conveniadas com o CESMAC, são elas: Em Portugal, as Universidades do Porto, da Beira Anterior e de Algarve, em Porto Rico, a Pontifícia Universidade de Puerto Rico e na Espanha, as Universidades de Salamanca e Miguel de Cervantes.
Estiveram presentes ao ato solene, o Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini, o Coordenador do Programa de Relações Internacionais, Prof. Dr. Sílvio Romero de Oliveira e Coordenadores dos Cursos de Graduação envolvidos, além dos acadêmicos selecionados nesta edição e dos que já tiveram a experiência de viajar nas edições anteriores do programa.