Edição estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022 acontece no Cesmac

A iniciativa é um Projeto Extensionista, envolvendo escolas públicas e particulares de todo Estado de Alagoas

12/08/2022 às 17h03

O Cesmac vai sediar mais uma edição estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR. Os representantes estaduais são os professores mestres, Mozart Melo e Adilson dos Santos - coordenador e integrante do Centro de Inovação Tecnológica do Cesmac, respectivamente. Os docentes coordenam as modalidades teórica e prática das competições, que acontecem no dia 26 deste mês, das 9h às 17h, no Ginásio do Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, que fica localizado na Rua: Professor Ângelo Neto, 51 – Farol.

As etapas regionais/estaduais acontecem até setembro e servem de seletiva para a participação da etapa nacional, que acontece de 17 a 22 de outubro São Bernardo do Campo/SP. A iniciativa se configura em um Projeto Extensionista da Instituição, envolvendo escolas públicas e particulares de todo Estado de Alagoas. Além disso, o sábado de competições terá como árbitros universitários dos cursos de: Sistema de Informação, Engenharia Civil, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.
A organização reúne todos os graduandos que serão árbitros nas competições para uma capacitação. O momento foi importante para definir questões envolvendo critérios de avaliação, atendendo ao que define o manual de regras da OBR nas devidas categorias, incluindo regas, postura de árbitro, pontuação e todas as responsabilidades.

A última edição da etapa estadual foi realizada em 2019 também no Cesmac. Nos dois anos intensos de pandemia, 2020 e 2021, o evento não aconteceu, sendo retomado agora em 2022.

Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. O objetivo é estimular os jovens para carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR é direcionada a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, sendo uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.  Possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequação tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já têm contato com a temática educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Outras informações sobre a etapa estadual no link: http://www.obr.org.br/AL/ e da etapa nacional https://www.obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-nacional/