Cesmac e Tribunal de Justiça de Alagoas firmam parceria para instalação do 3º Juizado Especial Cível

Parceria inovadora visa aprimorar a prestação jurisdicional em Maceió

26/10/2023 às 11h25

No dia 25 de outubro, o desembargador Orlando Rocha Filho, em exercício da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), deu um passo significativo ao assinar um acordo de cooperação com o Centro Universitário Cesmac. Esse acordo tem como objetivo principal a instalação do 3º Juizado Especial Cível no 1º Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) sediado nas dependências do Cesmac. A parceria visa unir esforços para aprimorar a prestação jurisdicional do 3° Juizado Especial Cível da Comarca de Maceió/AL, focando no atendimento à coletividade. A Faculdade Cesmac Maceió disponibilizará um posto de atendimento aos assistidos por meio de seu Núcleo de Práticas Jurídicas.
O Centro Universitário Cesmac assume um papel pioneiro ao ser a primeira instituição de ensino em Alagoas a abrir suas portas para o Poder Judiciário e permitir a instalação de um Cejusc em suas dependências. Mais notável ainda, é que o Cesmac se torna a primeira instituição a abrigar dois Juizados em um mesmo Cejusc, um marco que demonstra o comprometimento com a justiça e a resolução de conflitos de forma consensual. A supervisora geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Moacyra Verônica, destacou a singularidade desse acordo, enfatizando seu potencial para melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O juiz Sérgio Carvalho, titular do 3º Juizado, expressou seu entusiasmo com a parceria, destacando que ela permitirá que o trabalho continue sendo realizado com excelência. A reunião que selou essa importante cooperação contou com a presença de diversas autoridades e representantes, incluindo a juíza Ana Florinda; o vice-reitor do Cesmac, Douglas Aprato; o pró-reitor financeiro adjunto do Cesmac, Pedro Alves; o diretor administrativo do Cesmac, José Iedo Mendonça; a assessora e a chefe de secretaria do 3º Juizado, Luana Alves e Virgínia de Albuquerque; o Des. TutmésAiran; o Reitor do Cesmac, João Sampaio;o Pró-reitor Financeiro do Cesmac, Estácio Valente; o Coordenador de Práticas Jurídicas do Cesmac, Marcos Joel; o Diretor de RH do Cesmac, Gustavo José da Silva; a Professora do Cesmac, Sonia Albuquerque; o Pró-reitor de Planejamento João Sampaio Neto; e a Subdiretora Karinne Duarte. Essa iniciativa promissora representa um passo importante em direção a uma justiça mais acessível e eficiente em Alagoas.