Docentes dos cursos de Pedagogia e Direito do Cesmac realizam importante publicação da Atena Editora

David Oliveira (Pedagogia) e Zelinda Albuquerque (Direito) produziram capítulo sobre “Tecnologia, forma cultural e mediação em “Das massas à massa”: mídia e discurso”

03/08/2021 às 16h19

A publicação do capítulo intitulado “Tecnologia, forma cultural e mediação em “Das massas à massa”: mídia e discurso”, foi feita no livro Linguística: Linguagem, Línguas Naturais e seus Discursos, organizado por Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos e publicado pela Atena Editora, referência em difundir saberes científicos, promovendo a publicação de report de pós-doutorado, teses, dissertações, monografias, entre outros, em todas as áreas do conhecimento.
O capítulo foi desenvolvido pelos professores David Christian de Oliveira Pereira, do curso de Pedagogia, e Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro, do curso de Direito. A publicação é fruto de trabalho apresentado pelos professores, no Programa de Pós-graduação em Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Também integra a publicação a Profa. Edwani Aparecida Pereira.
Prof. David Christian de Oliveira Pereira - curso de Pedagogia

 

Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro - curso de Direito
“Tecnologia, forma cultural e mediação em “Das massas à massa”: mídia e discurso” tem o objetivo de apresentar uma breve discussão analítica a partir do texto “Das massas à massa”, de Martin-Barbero (1997), utilizando algumas das categorias estudadas na disciplina com vistas à produção de sentidos.
De acordo com os autores, “o trabalho nos oportunizou reafirmarmos que as relações e transformação nas condições de produção e recepção de textos, tecidos no decorrer das mudanças culturais por que passamos, apresentam, no discurso de massa, apropriação e (re)significação de sentidos, dada a pluralidade dos discursos contemporâneos”.

O livro Linguística: Linguagem, Línguas Naturais e seus Discursos, é uma coletânea de trinta capítulos que une pesquisadores de diversas instituições, congregando discussões e temáticas que circundam a grande área da Linguística, Letras e Artes e dos diálogos possíveis de serem realizados com as demais áreas do saber.
O volume conta com três grandes grupos de reflexões que explicitam essas interações, com debates que circundam estudos linguísticos, estudos literários; estudos em educação, leitura e ensino. Estudos linguísticos traz análises sobre gramática, historiografia linguística, lexicogramática, metáfora, linguagem voltada à comunicação, sentido, gesto-fala, língua inglesa, tecnologia, discurso, análise do discurso.
Em estudos literários são verificadas contribuições que versam sobre discurso e literatura nas mídias digitais. Estudos em educação, leitura e ensino congregam estudos sobre profissional docente, formação de professores indígenas, intervenção pedagógica, sistema público educacional, leitura e ensino de língua.
Acesse o link e confira a publicação na íntegra: Linguística - linguagem, línguas naturais e seus discursos_compressed